quinta-feira, 3 de novembro de 2011

As Crianças, a Correspondência Um a Um e as e Habilidades de Contagem



A correspondência um a um está presente em diversas situações práticas vivenciadas diariamente pelas crianças. Elas podem colocar uma meia dentro de um sapato ou um sapato em um pé. Elas podem usar um guardanapo ou um lanche para cada membro da família ou de classe, pois elas podem colocar uma tampa em cada um dos vários recipientes usados durante o lanche. Só existe uma combinação para cada peça quebra-cabeças.
Uma vez que as crianças entendem essas relações que pode ligar um número a um objeto e, assim, contar com a compreensão. "A memorização de um conjunto de números é sem sentido e juntamente com a de contagem são habilidades que não devem ser ressaltadas até que a criança tenha mostrado abrangência de comparação, classificação, seriação, e em conjunto básico tanto quanto a qualidade do nível (atributos de objetos) e o nível de quantidade (valores em geral em grupos ou conjuntos). 
Quando os alunos estão prontos para desenvolver a habilidade de contar, eles podem se beneficiar de várias estratégias de aprendizagem para aumentar sua contagem em precisão e eficiência. Estudantes, às vezes, desenvolvem uma ou mais estratégias por conta própria, mas é para seu benefício que lhe forneçam formação nesta área. Tal como acontece com quaisquer conceitos ou habilidades, é importante começar a trabalhar com objetos reais e manipuláveis ​​e continuar fornecendo estas como objetos de aprendizagem. 
Objetos a serem contados são freqüentemente encontrados em um dos vários tipos de matrizes: linear, circular, retangular ou aleatória. Os seguintes passos podem ser úteis para crianças pequenas em identificar a situação de contagem, organizando-a, e manter o controle de seu progresso à medida que conta os itens na matriz. 
    • Varredura - A criança move suas mãos na parte superior de cada item na matriz a ser contado, a fim de obter informações sobre os objetos e o campo geral sobre os quais eles estão espalhados. A criança também pode pegar e examinar itens e substituí-los na bandeja.
    • Organizando-se - Os itens são exibidos aleatoriamente, a criança pode mover todos os itens para um lado, em preparação para a contagem. Se os itens já estão organizados de forma linear, a criança pode localizar o primeiro item da série e apontá-lo para confirmar de acordo com o que foi previamente combinado. 
    • Particionamento - A criança pode contar itens individuais e mover itens contados para uma área separada na bandeja. A criança também pode pegar itens um de cada vez, dar-lhes um nome, e substituí-los além daqueles que ainda serão contados. A criança pode também individualmente tocar em cada item a ser contado com uma mão, dando o nome de cada numeral, enquanto a outra mão controla o próximo item a ser contado.

    Um comentário:

    1. Como professora de 1° ciclo fico muito grata palos esclarecimentos. Sempre tive dificildades de trabalhar com meus alunos temas relacionados a Matemática. Mas com este texto ficará mais fácil.

      Professora Kátia.
      1° ano do 1º ciclo.

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