domingo, 28 de novembro de 2010

A origem e a história do tangram

BREVE HISTÓRIA DO TANGRAM

Ninguém sabe exatamente quando ou como o tangram foi inventado. O documento escrito mais antigo conhecido data de 1813, mas eles são possivelmente mais velhos. É possível que o tangram tenha sido originalmente inventado como um jogo para mulheres e crianças, por isso, naquela época, eles não seriam consideradas importantes ou notáveis.
Em 1903, o americano especialista em quebra-cabeça Sam Loyd escreveu o Oitavo Livro da Tan. Neste, ele disse que o tangram foi inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan.
De acordo com a tradição, o jogo do Tangram é de origem muito antiga e foi jogado na China há mais de 4.000 anos, sendo um representante legítimo um passatempo nacional. Os sete livros de Tan supostamente ilustravam a criação do mundo e a origem das espécies sobre um plano diferente daquele apresentado por Darwin, o progresso da raça humana que está sendo rastreada através de sete estágios de desenvolvimento até um estado espiritual misterioso, que é muito alienado para uma consideração séria.
Descobriu-se mais tarde descobriu-se ser essa versão falsa e que Loyd fez isso como uma brincadeira. Mas a publicação deu mais de seiscentas novas formas, muito delas criações do próprio Loyd.
Origens do nome
Também tem havido algum debate sobre a origem do nome. Possivelmente derivado da palavra que significa trangram “puzzle” ou “bugiganga”. Ou talvez Tang (da dinastia chinesa) e grama, em grego para "escrever". Ou tú “espiga”. Tú significado uma “imagem” ou “diagrama”.

FATOS INTERESSANTES
 

Quando o tangram tornou-se popular na Europa e na América no século 19, ele foi chamado de "Os chineses Puzzle Game '. Mas no final do século, a palavra tangram se tornou bem conhecida.
O tangram conquistou vários admiradores, como Edgar Allan Poe, Lewis Carroll , de Thomas Edison a Napoleão . Eles também eram passatempos populares durante a I Guerra Mundial, nas trincheiras de ambos os lados.

TANGRAM - O ENIGMA CHINÊS

O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa que consiste de sete partes lisas (chamadas tans): dois grandes triângulos , dois pequenos triângulos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Você pode colocar estes sete tans em conjunto para criar formas de qualquer coisa como gatos, pássaros e cangurus até barcos, pessoas e bules. Embora, para isso, deve-se seguir as seguintes regras:
• Você deve usar todas as sete tans;
• Todos eles devem tocar;
• Eles não devem se sobrepor.

15 comentários:

  1. Muito legal A origem e a historia do Tangram

    Alexandre
    serie:6 B
    Domingos Cardoso

    Parauapebas-Pa

    ResponderExcluir
  2. Ta de parabens professor

    Alexandre sousa
    serie:6 B

    ResponderExcluir
  3. valeu graças a vc eu tirei 10 no meu trabalho :)


    Catrine Bastos

    ResponderExcluir
  4. não encontrei o que eu queria mas achei muito interessante

    ResponderExcluir
  5. bem eu aixei legal mais o prof nao gostou entao ele e orrivel esse profs e xato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar vagabundo, pra um dia vc saber escrever...kkk (horrível), seu Zé arruela....

      Excluir
  6. niguem sabe bla bla bla

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa história a professora pediu um trabalho escrito sobre a história do "TANGRAM"Obrigado professor Márcio Rocha. Com certeza vou ter uma boa nota



    Sem Mais : Monica Pereira



    ARAÇARIGUAMA- (SP)

    ResponderExcluir
  8. Bastante interessante.

    ResponderExcluir