sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Origem do Sinal de Multiplicação


No século XVI,  o matemático inglês Willian Ougthtred inventou um novo sinal matemático. O símbolo × para a multiplicação foi introduzido por ele em 1631. Esse símbolo foi escolhido por uma razão religiosa para representar a cruz.
Para escrever uma soma de parcelas iguais, por exemplo, 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 ele contou quantas eram as parcelas, tomou o sinal de adição, + girou-o um pouco par a direita, expressando a ideia dessa forma: 9 x 6.

O sinal de multiplicação é o símbolo  ×. O símbolo é semelhante à letra minúscula x, mas é uma forma mais simétrica saltire, e tem usos diferentes. É também conhecido como Cruz de Santo André e como o sinal de dimensão.
 No século XVII, o sábio alemão Leibniz sugeriu uma importante mudança no sinal que indica uma multiplicação.
Para não confundir o sinal para a multiplicação criado por Ougthtred, “X” com uma letra do alfabeto, “x” ele passou a utilizar5 um ponto, “.”, para indicar uma multiplicação.
9 x 6 ficou 9 . 6.
           Onde x = .

9 comentários:

  1. Eu amir e romulo eathirson ronaid adoramos

    ResponderExcluir
  2. eu entendi que o sinal de vezes foi trocado siplismente pelo ponto. para que as pessoas nao se comfundam beijos e abraços de seus alunos cleiton e ana beatryz
    série 5 turma C

    ResponderExcluir
  3. Gostei vou botar bem isso ai no meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. COMO FICARIA ESSE TESTO RASUMIDO?





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mas poderia ser mais curto um pouco (-_-;)
      Mas fora isso otimo

      Excluir