domingo, 4 de março de 2012

SENSO NUMÉRICO


Quando olhamos para uma fruteira em cima de uma mesa, normalmente sabemos quantas frutas há nela sem a necessidade de contar as frutas uma a uma.
Quando olhamos para um pequeno grupo de amigos sabemos de imediato quantos elementos compõem esse grupo. Isso é possível porque nós humanos e os animais, em geral, são dotados de Senso Numérico (capacidade de reconhecer e comparar pequenas quantidades). 
Não devemos confundir senso numérico com contagem (capacidade de maior complexidade e que em todo o reino animal somente nós seres humanos a possuímos).
Os animais não sabem contar, mas são dotados de senso numérico que permite a eles reconhecer pequenas quantidades na natureza, fundamental no processo de sobrevivência.
Alguns exemplos:
Quando retiramos 2 ou 3 ovos de um ninho de pássaro que contenha 7 ou 8 ovos, provavelmente  o pássaro abandonará esse ninho, pois notará que a quantidade de ovos foi alterada.
As leoas conseguem reconhecer quantos elementos possui seu grupo e comparar com um grupo invasor, avaliando se é possível enfrentar as leoas concorrentes para defender seu território ou o melhor a fazer é fugir.
Alguns experimentos já foram feitos com animais para verificar o uso prático do senso numérico na natureza. Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, usaram macacos em um desses experimentos. A experiência consistiu em oferecer dois pratos contendo chocolate: um contia 6 pedaços de chocolate e, o outro, 7 pedaços. Os cientistas observaram que na maioria das vezes o prato escolhido era o que continha 7 pedaços. Porém, quando o número de pedaços de chocolate era muito grande, os macacos não conseguiam diferenciar as quantidades e escolhiam qualquer um dos pratos, mostrando, assim, que o senso numérico é limitado a quantidades pequenas.
Qual a vantagem para um animal ser dotado de senso numérico?
Isso garante a sua sobrevivencia, pois permite a ele limitar o número de membros de seu bando, obter alimento na quantidade certa, controlar o número de filhotes por ninhada entre tantas outras.
A natureza é realmente surpreendente!

2 comentários:

  1. Olá professor Marcio, estou visitando todos os blogs participantes do concurso e observo que o seu é um forte concorrente. estou no concurso só mesmo com o blog da minha escola. sou da sala de informática da escola josineide Tavares ganhamos no ano passado. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. ola professor vc poderia me dizer quais são os animais que tem senso numerico?

    ResponderExcluir