quinta-feira, 13 de março de 2014

Plano de Aula - Semelhança 9º Ano

CONTEÚDO:

Semelhança.

SÉRIE/ANO:

6ª série/7º ano.

EIXO TEMÁTICO:

Espaço e forma.

TEMPO ESTIMADO:

20 aulas.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a semelhança em diversos contextos.
Habilidades
H21. Reconhecer a semelhança entre figuras planas a partir da congruência das medidas angulares e da proporcionalidade entre as medidas lineares de lados e ângulos.

H24. Identificar propriedades de triângulos pela comparação de lados e ângulos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas a partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes;
- Identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problemas envolvendo semelhança de triângulos.
- Reconhecer as características de um triângulo quanto as medidas dos lados e dos ângulos; 
- compreender a ideia de medida de ângulos.
- Calcular a soma dos ângulos internos e externos de um triangulo.
- compreender as propriedades relacionadas aos ângulos opostos pelo vértice, ângulos alternos internos e externos e correspondentes.

JUSTIFICATIVA:

Esse plano tem como proposto sanar eventuais dificuldades apresentadas pelos alunos na retomada de conteúdos, bem como nas ações traçadas para alcançarmos os objetivos contextualizados de forma dinâmica.



PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:

1ª etapa:
Será iniciada com as narrativas sobre a história da semelhanças de triângulos.
2ª etapa:
Será exibido de alguns vídeos retirados da internet sobre o assunto semelhança de triângulo.
3ª etapa:
Retomar novamente alguns conceitos e assim iniciar as aplicações com exercícios para fixação. Logo após a resolução dos exercícios, o será feito um mapeamento prévio do conhecimento adquiridos pelos alunos para dar assim início as recuperações.
4ª etapa:
Construir o conhecimento através de aula expositiva, com atividades individuais e em grupos.
5ª etapa:
Trabalhar com materiais concretos, com o uso da malha quadriculada para ampliação e redução de figuras semelhantes;
6ª etapa:
Utilizar softwares como o Geogebra para fixação de conteúdos;
7ª etapa:
Trabalhos individual/grupo

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:

-Leitura de textos e interpretação;
-Lousa;
-Livro didático;
-Vídeos
-Papel quadriculado;
-Data show;
-Internet;
-Software Geogebra;

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos será baseada nos seguintes aspectos:
-Interesse demonstrado durante a aula;
-Colaboração com o professor e com os colegas na resolução dos exercícios e problemas propostos;
-Aplicação de conhecimentos matemáticos adquiridos anteriormente;
-Uso de terminologia e simbologia adequada.

RECUPERAÇÃO:


A recuperação será continua e paralela conforme o desempenho de cada aluno. Poderá também ser flexível de modo que novas práticas pedagógicas se desenvolvidas. 

2 comentários:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

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  2. Estou aguardando tua visita no blog http://matematico10.blogspot.com.br/

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